Campus - Central de Ajuda
Campus Informatica Ltda
Neste local, você pode conferir a ajuda do sistema, separada em categorias. Escolha o tópico adequado a sua dúvida, e pesquise de acordo com a necessidade.
O que há de mais novo na Campus?
Consulta ajustes, melhorias e novidades do sistema
Precisando de ajuda em alguma tarefa?
Cadastros
Contabil
Ecf - Impressoras Fiscais
Escrita Fiscal
Estoque
Factoring
Faturamento
Folha de Pagamento (Windows)
Financeiro
Informativos Gerais
Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Parametrização do Sistema
Pedidos e Ordem de Compra
Rotinas Gerais
Sped - Contabil, Fiscal Icms/Ipi e Pis/Cofins
Respostas para perguntas frequentes...
1 - Como emitir NF-e utilizando CST 60 no item?
Para configurar, acesse o cadastro de produtos e localize o item. Altere o item, marcando o campo "Subst Trib" com a letra S, assim você está definido que este item tem substituição tributária. Para que o CST seja igual a 60, também será necessário utilizar uma natureza de operação com a marcação do campo ICMS igual a "N" de Não tributado. Para maiores informações de como configurar a natureza de operação, acesse "Cadastro de Natureza de Operação".
2 - Minha empresa é optante pelo simples, preciso que a CST (no caso CSOSN) seja igual a 500...
Para configurar, acesse o cadastro de produtos e localize o item. Altere o item, marcando o campo "Subst Trib" com a letra S, assim você está definido que este item tem substituição tributária. Para que o CST seja igual a 60, também será necessário utilizar uma natureza de operação com a marcação do campo ICMS igual a "N" de Não tributado, e o campo ICMS SIMPLES para "N" de igual maneira. Para maiores informações de como configurar a natureza de operação, acesse "Cadastro de Natureza de Operação".
3 - Como alterar os dados do cadastro da minha empresa?
Acesse o menu Cadastro\Empresa e preencha os dados corretos, endereço, cnpj, ie, etc. Em seguida, clique em OK para confirmar. Saia do sistema para que as alterações tenham efeito.
4 - Quantos dias tenho para cancelar uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ?
Até 31/12/2011, você tem 168 horas após a autorização de uso da NF-e para efetuar o cancelamento. Para saber a data e hora da autorização, imprima o DANFE, estes dados estão localizados logo abaixo do código de barras da chave da NF-e. Após este prazo, não é mais possível cancelar a nota fiscal.
ATENÇÃO : a partir de 01/01/2012, o prazo será reduzido para apenas 24 horas.
5 - Como emitir uma NF-e complementar (nota sem itens) ?
Para emitir nota fiscal eletrônica complementar no sistema Campus, ao incluir a nota, na tela de seleção do cliente, altere o tipo da nota fiscal (campo localizado ao lado do numero) de 1 para 4. Escolha o destinatario (cliente / fornecedor) e clique em Ok. Na guia de Escrita fical, preencha os valores necessários, e na guia Observações, preencha o texto associado a operação realizada.
Consulte também o tópico "Emitindo Nota Fiscal Eletrônica Complementar"
6 - Como inutilzar numeração de nota fiscal?
Caso você note que ocorreram pulos na numeração da nota fiscal eletrônica deve inutilizar os numeros não emitidos.
Por exemplo, tenho a NF-e 1,2,3 e 5 (neste exemplo, a nota de numero 4 não foi emitida) tenho que inutilizar o numero (no exemplo, o numero 4) que não foi utilizado. Para isto, consulte o tópico de ajuda "Inutilizando numeração de nota fiscal"
7 - Como posso emitir uma NF-e para operação de exportação?
Se você trabalha com exportação, consulte o tópico de ajuda "NF-e Emitindo Nota Fiscal Eletrônica de Exportação" para maiores informações sobre o preenchimento correto da nota fiscal.
8 - É possivel enviar as notas eletrônicas por email?
Claro, e inclusive é procedimento obrigatório o envio da NF-e (arquivo .xml da NF-e com a autorização de uso) para os destinatários e a transportadora (se hover), bem como da notifcação de cancelamento (caso tenha cancelado uma NF-e). Consulte o procedimento através do tópico de ajuda "Enviando NF-e por email". Também é possivel enviar várias notas (seleção de notas de um periodo, ou intervalo de numeração) para um destinatário, como por exemplo enviar as notas do mes para a contabilidade.
Para enviar várias notas consulte o procedimento "Enviando Seleção de Notas Eletrônicas por Email"
9 - Como proceder para obter o codigo NCM de um produto?
Primeiramente, gostariamos de lembrar que a obrigatoriedade do preenchimento do campo NCM é obrigatoria na NF-e desde 01/01/2010 (veja informativo 001). Para facilitar o uso do sistema disponibilizamos uma consulta de tabela NCM no cadastro de produtos (clicando duas vezes no campo NCM)., porém primeiramente você deve atualizar seu sistema e obter a tabela de NCM mais recente, através da rotina "Atualizar Tabela NCM". Após atualizada, a tabela pode ser consultada diretamente no cadastro do produto, clicando duas vezes no campo NCM ou pelo menu EStoque\Consultas\Tabela NCM.
10 - Como cancelar uma nota fiscal eletrônica?
É possível cancelar notas eletrônicas, porém deve-se respeitar algumas regras, como o prazo máximo de cancelamento de até 168 horas após a autorização de uso, e não cancelar notas que o destinatário já tenha escriturado ou já estão em transporte\entregues... Além disso, obrigatóriamente, você deve enviar um email notificando o destinatário sobre o cancelamento. Para cancelar uma NF-e, desde que atendendo estes critérios, consulte o procedimento "Cancelando Nota Fiscal Eletrônica".
11 - É possível cancelar uma nota fiscal eletrônica passado o prazo legal de cancelamento?
Sim, em casos extremos, onde você precisa cancelar uma NF-e e o prazo legal de 168 horas já expirou, você pode solicitar pessoalmente o cancelamento junto a autoridade fiscal de seu domicilio (receita). Após a solicitação, caso tenha sido aprovada, você será comunicado (pela autoridade fiscal) e em seguida poderá acionar o cancelamento da NF-e, conforme procedimento normal (clique aqui para consultar a rotina de cancelamento).
12 - Gostaria de consultar uma lista de produtos com preço e saldo de estoque, como proceder?
A partir da tela de "Consulta de Produtos Lista Saldos" você pode ter acesso a uma lista de produtos, com opção de filtros e ordenação, para consultar os produtos cadastrados com o seu respectivo saldo de estoque. Clique aqui para maiores informações.
13 - Preciso fazer um pequeno ajuste de saldo de estoque de um produto, é possível?
O sistema CAMPUS trabalha com precisão o estoque, de forma a evitar fraudes ou erros operacionais, o estoque é totalmente baseado em documentação (registro de entrada e saida a partir de nota fiscal/documentos). Para facilitar pequenos ajustes no sistema, implementamos uma ferramenta que permite gerar documentos de ajuste de estoque. Consulte a ajuda completa em "Movimentação Manual de Estoque";
CAMPUS INFORMÁTICA LTDA
(51)
3582-0202 - campus@sinos.net